sábado, 16 de maio de 2009

Transgénicos - Prós e Contras





















Transgénicos – Definição

São organismos geneticamente modificados que através de técnicas de Engenharia Genética, sofrem alterações no seu genoma obtendo genes de indivíduos de outras espécies, verificando-se diferenças nas suas características. Ex: resistência a doenças, maior período de vida, etc.
Os OGM's surgiram no intuito de obter organismos melhorados em relação a uma determinada característica, ou várias, quando comparadas com o indivíduo original.


Como se obtêm um transgénico?


1- Utiliza-se um vector que pode ser um bacteriófago ou um plasmideo;
2- Isola-se o DNA do vector;
3- Utilizando técnicas avançadas de Biotecnologia, replica-se essa cadeia de DNA;
4- Retira-se destas cadeias um determinado gene sem "interesse" e coloca-se no seu lugar o gene desejado para que o ser a modificar realize uma determinada função;
5- Os vectores já alterados são introduzidos nas células do ser a alterar e estas vão ser colocadas num meio de cultura;

6- e 7- Obtêm-se várias plântulas que se irão desenvolver originando plantas transgénicas adultas com capacidade reprodutoras.


Os Prós dos Transgénicos:

- O alimento geneticamente modificado pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através das plantas modificadas geneticamente para produzirem vacinas ou iogurtes fermentados com OGM’s que estimulem o sistema imunológico.
- O uso de transgénicos pode reduzir o uso dos agro tóxicos (herbicidas, insecticidas e fungicidas) mais danificantes, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e a produção prejudicará menos o meio ambiente.
- As plantas geneticamente modificadas podem adquirir resistência ao ataque de insectos, de pragas e à seca.
- Através da resistência obtida, a planta sofre menos interferências de pragas e doenças, aumentando, assim, a produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas.
- Outro ponto é o aumento de produção de alimentos, que alguns especialistas afirmam poder reduzir o problema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos de produção, facilitando assim a vida do agricultor.

Os Contras dos Transgénicos:

- O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afectados.
- Há um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas a determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pela alteração genética dos alimentos.
- Além dos riscos à saúde, também há os riscos ambientais como o aumento considerável de resíduos de pesticidas, pois alguns dos produtos transgénicos adquirem resistência aos efeitos dos agro tóxicos, necessitando de um uso mais intenso do agro tóxico, e os restos poderão escoar para os rios e solos, contaminando o lençol freático e diminuindo a potabilidade da água.
- A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninhas sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for a variedade genética no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afectar apenas algumas variedades.
- Pragas e doenças poderão tornar-se resistentes se houver a transferência do gene resistente para eles.
- Alguns organismos que eram antes cultivados para serem usados na alimentação estão a ser modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação.

19 comentários:

  1. Enquanto grandes empresas transnacionais investem milhoes e milhoes em pesquisas de trangênicos, nosso governo federal nao faz nada para conter ou controlar isso. É um absurdo, pois essas gigantes, como a monsanto, agem livremente, para tentar conseguir ter todo o monopolio de nossa agricutura. Não podemos ser iludidos por essa farça. Além disso, e fácil notar que com os alimentos trangenicos, o presso dos orgânicos tendem a aumentar muito. Com isso enquanto os ricos ficarao com a comida saldavel, os pobres ficarao com a "raçao" geneticamente modificada, que pode causar sérios riscos a saúde. tudo é para o enriquecimento de poucos, devemos ficar espertos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os alimentos industrializados já causam efeitos inesperados nas pessoas; a utilização de aparelhos como os microondas apresentam probabilidade comprovada de ser cancerígena, assim como radiografias hospitalares, dentre outras coisas com as quais convivemos todos os dias. Os investimentos, externos e internos, em pesquisas relacionadas aos transgênicos promovem a criação de empregos, o avanço científico, o futuro não só da área agropecuária como também da saúde, além de contribuir para o superávit da balança comercial brasileira. É verdade que os transgênicos podem produzir efeitos inesperados, por isso são submetidos a severos testes e muitas vezes, antes de serem lançados ao mercado. Se o senhor acredita em tudo o que disse, provavelmente não deve utilizar microondas, nem qualquer tipo de produto enlatado e muito menos beber coca-cola ou fumar, já que esses têm efeito comprovado de danos graves à saúde, diferentemente de qualquer transgênico, já que se houvesse dano comprovado, não teria sido disponibilizado à população. A sabedoria nos dá poder, pesquise.

      Eliminar
    2. Nossa, parabéns...
      Você falou tudo...

      Eliminar
    3. Mandou bem, alem disso os transgênicos ficam anos e anos sendo estudados para nao haver qualquer tipo de problema na natureza ou nas pessoas, entrarei num projeto de transgenicos que esta a 16 anos sendo estudas e passando por testes, não é simplesmente inventsr o produto e ja comercializar.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Como que os OGM's vão acabar com a fome no mundo principalmente na África, se a renda está concentrada nas mãos de poucos, sendo que estes consomem produtos orgânicos, enquanto os outros ficam consumindo algo que não sabem com certeza se faz bem ou não. E não adianta muito todo este investimento, se quem aproveita não são os que mais necessitam.

    ResponderEliminar
  4. estou adorandoooo esse blog tem td que eu preciso =]

    ResponderEliminar
  5. vlw esse blog tem td me ajudou mt vlw msm

    ResponderEliminar
  6. Ameii o blog está me ajudando muito na tarefa de ciências

    ResponderEliminar
  7. Qual a fonte de toda essa informação?

    ResponderEliminar
  8. Para somente por um argumento a mais : o cultivo de OMG não proíbe nenhum pequeno agricultor de cultivar os alimentos organicos. Visivelmente é uma opção qual tipo será cultivado se o transgênico der mais lucro ele será mais cultivado obviamente isso exige um controle e responsabilidade por parte do produtor assim como o uso de agrotóxicos exige. Se alguns cultivos estão mais dependentes que os originais então investir mais e reformar novamente os genes para que se adequem as propostas a final solução definitiva não existe . Para finalizar " todo dinheiro na mão de poucos , bla bla bka e os ricos ficam mais ricos e tem vida melhor ... " bom sempre foi assim na história da humanidade e não vai mudar o problema afeta todas as relações não apenas a agricultura

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Se sabemos que os OGM's tem uma "incógnita concreta" de que se faça bem ou não .Não devemos arriscar!. todos são responsáveis pela sua saúde; o problema é; devemos consumir nosso próprio alimentos orgânicos ou consumir os transgênicos ? devemos produzir e colher nossos alimentos em proporção ou...consumir os transgênicos? .Servi a matrix à base do capitalismo para engrandecer grades empresas ricas? .Sim ,nem todos temos imfraestura para isso não é? esse é mal do capitalismo amplo e complexo.No entanto temos escolhas e muitas idéias ...bastamos pensar!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leticia gostei de seus argumentos,mas os seus erros de português enfraquecem o poder de suas palavras.
      Abraço

      Eliminar
    2. porra deixa a menina carai,vc sabe se ela estuda ?vc sabe se ela tem condiçoes para estuda? sabe da vida dela?ENTAO NAO SE METE CARA QUE MERDA ASSIM VOCE ME FAZ CHORAR SABIA? NAO SABIA? POISE AGORA SAIBA QUE VOCE SABE QUE EU ESTOU CHORANDO VENDO VOCE SABER QUE EU SEI QUE ESTOU CHORANDO

      Eliminar
    3. #TMJJJJJ BROWWWWW SKKKKKRRRRRRRRRR GANNNNGGGGGG GGGGGGANNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGG
      SBROWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
      RAFA MOREIRA MANOOOOO 77777777777777777777777

      Eliminar
  11. opa tudo certo brow estou no hype sabia?

    ResponderEliminar